Adicionar aos favoritos
  • ReinoPlantae
  • FiloMagnoliophyta
  • ClasseMagnoliopsida
  • OrdemCaryophyllales
  • FamíliaDroseraceae
  • GêneroDrosera

Drosera

  • Nome científico
  • Drosera brevifolia
  • Tamanho
  • 1-3 cm de diâmetro

As plantas carnívoras são da família Droseraceae que compreende uma vasta lista de plantas. As plantas desta família possuem suas folhas organizadas em forma de roseta. Estas folhas são modificadas para possibilitar a captura de pequenos insetos, sendo geralmente cobertas de pêlos que produzem uma substância pegajosa denominada muscilagem.

A captura dos insetos inicia pela atração destes para as folhas da planta. Para isso muitas espécies se utilizam dos mesmos mecanismos presentes nas flores, ou seja: apresentam folhas com coloração vívida, odor de néctar ou padrões de reflexão de luz ultravioleta.

Uma vez atraídos os insetos, estes são capturados. Para isso as plantas carnívoras desenvolveram estruturas que funcionam como armadilhas. Estas estruturas podem funcionar como uma jaula, em espécies do gênero Dionaea (ocorrente na América do norte) onde as folhas são divididas em duas partes que se fecham aprisionando a presa. Podem também funcionar por sucção como nas espécies do gênero Utricularia, que possuem pequenas vesículas que promovem uma diferença de pressão sugando as suas presas.

Podem aprisionar suas presas em ascídios que são folhas altamente especializadas que assumem forma de urna com os fluidos digestivos em seu interior. Ou ainda se utilizar de folhas colantes como a Drosera brevifolia que existe no Brasil.

A Drosera brevifolia possui glândulas que secretam uma substância pegajosa em suas folhas que aprisiona pequenos insetos, daí a denominação ‘’Drosera’’, do grego Droseros que significa orvalho. Uma vez capturados, os insetos são digeridos por enzimas proteolíticas (enzimas que digerem proteínas), liberando aminoácidos que são absorvidos pela planta.

Apesar de apresentarem estas estratégias para a obtenção de alimento, a captura de insetos é somente um complemento alimentar, pois a Drosera brevifolia, como as outras plantas carnívoras, também faz fotossíntese sendo esta a sua principal fonte de energia.

Você sabia?

Você sabia que esta espécie de planta carnívora inspirou um elemento do ecossistema fictício do mundo Mura? Clique aqui para conhecer a Dragna.


Ocorrência

Fontes

Piliackas, J. M.; Barbosa, L. M.; Barbosa, J. M. 1989 Plantas carnívoras: Influência de fatores bióticos e abióticos. Ecossistema. Espírito Santo do Pinhal, SP. 14: 89 – 03.

Piliackas, J. M.; Barbosa, L. M. Aspectos biológicos e ecológicos de plantas carnívoras. Ecossistema. Espírito Santo do Pinhal, SP. 14: 89 – 03.

Jogue e acompanhe os nossos personagens em sua corajosa aventura.
Cada jogo carrega uma história e a cada clique você saberá um pouco mais sobre os costumes e os mistérios escondidos pelo Mundo de Mura.