Adicionar aos favoritos
Berimbau

O Berimbau-de-peito, também chamado no Brasil apenas de Berimbau, é um instrumento musical de corda. Ele consiste em uma corda que fica esticada entre as extremidades de um arco normalmente de madeira. Na sua base é presa uma cabaça com o fundo cortado, que funciona como caixa de ressonância.

O arco em questão é o mesmo utilizado como arma. Não se sabe de qual das duas maneiras ele foi usado primeiro. Há vários instrumentos musicais derivados do arco espalhados pelo mundo. Algumas dessas variações podem ser encontradas no Novo México, Patagônia e África. Eles também estiveram presentes civilizações antigas, entre elas a egípcia, fenícia, hindu, persa, assíria.

Existem registros do Berimbau da forma que o conhecemos desde os tempos primitivos, em Angola, de onde ele foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos. Sua principal função é fazer o acompanhamento da capoeira. Também podemos encontrá-lo entre os índios Apalaches, onde eles chamam de arco de boca.

No Mundo Mura, não se sabe exatamente quando os Muras começaram a utilizar este instrumento, mas especula-se que isso tenha surgido durante suas grandes caçadas. Durante a noite, ao redor do fogo, eles produziam diferentes sons com seus arcos, puxando e batendo nas cordas para escutar qual som seria extraído. De lá pra cá, o que era uma arma sofreu algumas modificações e passou a ser também um instrumento presente no cotidiano e nos rituais deste povo. Tanto as técnicas de tocar como as de fabricação vêm sendo aperfeiçoadas ao longo do tempo, consolidando o instrumento hoje conhecido como Uerá.

Você sabia?

Você sabia que este instrumento inspirou a criação de um elemento fictício do mundo Mura? Clique aqui para conhecer o Uerá.


Fontes

COELHO, Luís Fernando Hering. A nova edição de “Why Suya sing”, de Anthony Seeger, e alguns estudos recentes sobre música indígena nas Terras Baixas da América do Sul. Universidade Federal de Santa Catarina, 2007

REDINHA, José. Instrumentos musicais de Angola: Sua construção e descrição. Instituto de antropologia.ed. Coimbra: Universidade de Coimbra, 1984.

Jogue e acompanhe os nossos personagens em sua corajosa aventura.
Cada jogo carrega uma história e a cada clique você saberá um pouco mais sobre os costumes e os mistérios escondidos pelo Mundo de Mura.