Adicionar aos favoritos

Uerá

  • Tamanho
  • Entre 1,80 m e 2 m
  • Peso
  • Em torno de 2,5 Kg
  • Material
  • Madeira e cascas de diferentes frutos

Este instrumento de cordas possui a forma de um arco. No interior da abertura do arco há 36 cordas dispostas lado a lado, na vertical. Cada uma delas tem tensão e comprimento próprios, o que faz com que produzam sons diferentes, alcançando assim a extensão de 5 oitavas.

Na parte superior do Uerá há mais uma corda. Ela é mais espessa que as demais e é tão longa quanto o próprio instrumento. Sob ela, é colocado um apoio em forma de cunha, que é cuidadosamente esculpido em madeira. Esse pequeno objeto pode ser movido facilmente, o que permite que o som da corda maior seja controlado até mesmo durante a execução de uma música.

A casca ressecada do mesmo fruto que é utilizado fazer as moradias de Trumai, porém em seu tamanho normal, é preso à ponta inferior do instrumento. Ela serve como caixa de ressonância e pode ser encantada para melhorar o som.

O corpo, normalmente, é feito por apenas uma pessoa que cuida da preparação da madeira, corte e acabamento. As cordas são feitas de uma fibra vegetal que é extraída da casca de frutas e trabalhadas por tecelões.

Na cultura dos Muras, o Uerá é considerado um instrumento popular. Seu som pode estar presente em rituais, rodas de capoeira ou mesmo em encontros de amigos.

Você sabia?

Você sabia que o Uerá é baseado em um instrumento real? Clique aqui para saber mais sobre o Berimbau.

Jogue e acompanhe os nossos personagens em sua corajosa aventura.
Cada jogo carrega uma história e a cada clique você saberá um pouco mais sobre os costumes e os mistérios escondidos pelo Mundo de Mura.